Prefeita de Conde é condenada por uso de verba pública em viagem à Argentina

  • 21/02/2025
(Foto: Reprodução)
Valores foram devolvidos, mas juíza manteve condenação por improbidade administrativa; prefeita alega transparência e confiança na Justiça. Prefeita de Conde, Karla Pimentel, e vice têm mandatos cassados pela Justiça Eleitoral por fraude no processo eleitoral Reprodução/Redes sociais/Karla Pimentel A Justiça da Paraíba condenou a prefeita de Conde, Karla Pimentel, por desvio de recursos públicos para custear uma viagem à Argentina em fevereiro de 2023. A sentença, da juíza Lessandra Nara Torres Silva, divulgada nesta sexta-feira (21), determinou o pagamento de multa civil equivalente a duas vezes o valor gasto indevidamente. A decisão atende a uma ação do Ministério Público Estadual (MPPB) que apontou uso de diárias para fins particulares. A ex-procuradora-geral do município, Patrícia Sales Farias, também foi condenada. Karla Pimentel divulgou uma nota afirmando que "não cometeu qualquer irregularidade" e que aguarda a notificação formal para adotar medidas legais. A gestora disse confiar "na justiça e na correta interpretação dos fatos", ressaltando que seus advogados recorrerão à Justiça para esclarecer "a inconsistência da acusação". A investigação, iniciada após denúncia ao MPPB, identificou dois empenhos no Portal da Transparência do município, no valor de R$ 4 mil cada, destinados a cobrir despesas de uma viagem de cinco dias a Buenos Aires. Karla Pimentel alegou, à época, que o objetivo era promover parcerias e o turismo local. Contudo, durante o inquérito, a prefeita não apresentou documentos que comprovassem agendas oficiais, como reuniões com instituições ou autoridades argentinas. Além disso, a Embaixada do Brasil na Argentina também informou não haver registros de solicitação de encontros por parte da comitiva de Conde durante o período da viagem. Decisão judicial Embora a prefeita e a ex-procuradora tenham reembolsado os valores das diárias, a juíza ressaltou que o ressarcimento não anula a irregularidade cometida. “A recomposição do erário não implica exclusão do ato de improbidade, embora possa vir a ser considerado quando da aplicação de eventual sanção”, afirmou a magistrada na sentença. A condenação prevê o pagamento da multa civil, no valor de duas vezes o acréscimo patrimonial e dano causado ao ente da administração, descartando penas mais graves, como perda de cargo ou suspensão de direitos políticos. Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

FONTE: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2025/02/21/prefeita-de-conde-e-condenada-por-uso-de-verba-publica-em-viagem-a-argentina.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. amor infinito

banda kitara

top2
2. não è real

banda A ruiva

top3
3. BRINCOU DE AMOR

Iguinho e Lulinha

top4
4. SAUDADE DE TU

IGOR GUERRA E BANDA A LOBA

top5
5. LÁ ELE

Tierry, Manoel Gomes

Anunciantes