Empresa que administra o RU da UFPB é notificada pela Vigilância Sanitária e tem 15 dias para fazer adequações

  • 18/02/2025
(Foto: Reprodução)
Mais de 300 alunos relataram mal estares depois de terem comido no Restaurante Univerisitário da UFPB. Restaurante Universitário (RU) da UFPB Krystine Carneiro/G1 A Vigilância Sanitária notificou a empresa que administra o Restaurante Universitário do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado em João Pessoa, para realizar adequações no processo de refrigeração de alimentos e higienização de utensílios no local. Uma fiscalização no local aconteceu após mais de 300 estudantes relatarem mal estar após comerem no local. A notificação foi aplicada nesta terça-feira (18) e as adequações receberam o prazo de 15 dias para serem realizadas. Até o começo desta manhã, 332 alunos relataram sintomas de Doença Transmitida por Alimentos (DTA) e 31 procuraram serviços médicos no Município. No início desta semana, os estudantes que utilizam o restaurante relataram em suas redes sociais sintomas como vômitos, e associaram o mal estar à alimentação oferecida no local. Após os relatos de intoxicação alimentar no RU, a UFPB iniciou uma investigação interna para apurar a situação. O g1 tentou localizar a empresa responsável pela administração do RU e a Superintendência dos Restaurantes Universitários da UFPB para buscar um posicionamento sobre o caso, mas até a última atualização desta matéria, não obteve retorno. Inspeção no RU da UFPB O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) iniciou ainda na segunda-feira (17), uma investigação para realizar a coleta de amostras biológicas para identificação do patógeno que causou os sintomas relatados pelos estudantes e fazer uma correlação com as análises bromatológicas realizadas pela Vigilância Sanitária que, por sua vez, realizou inspeção no local para apuração de possíveis descumprimentos de normas higiênico-sanitárias. Durante a inspeção no Restaurante Universitário, os fiscais da Vigilância Sanitária identificaram irregularidades no local, como mais de 100 litros de polpa de suco em temperatura inadequada. O alimento foi descartado. “A empresa que administra o restaurante da UFPB foi notificada pela Vigilância Sanitária para, no prazo de 15 dias, promover as adequações que vão desde a realização de manutenção corretiva de equipamentos de refrigeração até a rigorosa higienização de equipamentos e utensílios, dentre outras”, explica Victor Viana, gerente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde. Vídeos mais assistidos do g1 da Paraíba

FONTE: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2025/02/18/empresa-que-administra-o-ru-da-ufpb-e-notificada-pela-vigilancia-sanitaria-e-tem-15-dias-para-fazer-adequacoes.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. amor infinito

banda kitara

top2
2. não è real

banda A ruiva

top3
3. BRINCOU DE AMOR

Iguinho e Lulinha

top4
4. SAUDADE DE TU

IGOR GUERRA E BANDA A LOBA

top5
5. LÁ ELE

Tierry, Manoel Gomes

Anunciantes